Publicação de novo ebook do ICNOVA “Para uma história do jornalismo português no mundo”

Acaba de ser publicado, em acesso aberto, o ebook Para uma história do jornalismo português no mundo, de Alberto Pena-Rodríguez (Universidade de Vigo) e António Hohlfeldt (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

O livro reúne um conjunto de textos que abordam o fenómeno do jornalismo português no estrangeiro (fora  do  que  são  hoje  as  fronteiras  do  Portugal  moderno)  ao  longo  da  história, em vários contextos geográficos e culturais. Através de diferentes metodologias de natureza interdisciplinar, são analisados múltiplos aspectos do itinerário profissional de jornalistas, editores ou directores de meios de comunicação, formatos e conteúdos narrativos, bem como outros aspectos relacionados com a sua influência socioeconómica, política, cultural e mesmo educativa em diversos lugares.  É,  portanto,  uma  abordagem  da  história  do  jornalismo lusófono no mundo concebida de forma aberta e transversal, abrangendo quatro grandes áreas continentais (América, Europa, África e Ásia) a partir de abordagens que contemplam  o  fenómeno  tanto  de  perspectivas  paradigmáticas  ou  singulares  que  marcaram  o  curso  do  jornalismo  lusófono  noutros  territórios,  como  de  uma  visão  diacrónica,  longitudinal, panorâmica, temática, descritiva, qualitativa ou crítica sobre algumas áreas, actores ou episódios particulares da sua evolução histórica.

Com a chancela da Coleção ICNOVA a obra encontra-se disponível em acesso aberto aqui.

2021-06-02T15:50:28+00:00