Novo ebook ICNOVA: Para uma história do jornalismo em Portugal, de Carla Baptista e Jorge Pedro Sousa

Já está online o ebook Para uma História do Jornalismo em Portugal, organizado por Jorge Pedro Sousa e Carla Baptista e editado pela Coleção ICNOVA. A obra reúne parte das intervenções no congresso com o mesmo nome, realizado em Outubro de 2019 na NOVA FCSH, e representa um contributo decisivo para compreender melhor alguns dos aspetos centrais da história da profissão e a sua articulação com a sociedade e a política. O leitor encontra neste livro um vasto conjunto de intervenções dedicadas à história dos jornalistas, dos jornais, da rádio e da televisão, das agências noticiosas, do jornalismo digital e do papel do jornalismo no mundo. São ainda publicadas  sínteses investigativas sobre figuras marcantes do jornalismo, episódios relevantes da vida dos jornais e publicações especializadas em vários períodos históricos,  explicações sobre a evolução dos processos técnicos de cobertura gráfica da atualidade, desde a xilogravura ao fotojornalismo, casos de projetos editoriais surgidos no contexto da diáspora portuguesa, reflexões sobre discursos e representações jornalísticas na história. O livro é produzido no âmbito do projeto “Para uma história do jornalismo em Portugal”, financiado pela FCT, coordenado por Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa e ICNOVA) e Carla Baptista (NOVA FCSH/ICNOVA).

É de livre acesso e pode ser descarregado aqui.

2021-06-02T15:55:14+00:00