Investigadores

Para uma história do jornalismo em Portugal

Investigadores2020-03-24T19:26:31+00:00
JORGE PEDRO SOUSA
(http://jorgepedrosousa.ufp.edu.pt/)  (jpsousa@ufp.edu.pt)
Professor catedrático de Estudos Jornalísticos da Universidade Fernando Pessoa e investigador integrado do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova. A sua pesquisa mais recente incide, sobretudo, na análise histórico-cultural do discurso jornalístico e na história do jornalismo em Portugal, tendo obra publicada nestes campos, dispersa por livros, capítulos, artigos e comunicações em congressos.
CARLA BAPTISTA
(carlamariabaptista@gmail.com)
Professora do departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Investigadora integrada do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova.
ALBERTO PENA RODRÍGUEZ
(alberto@uvigo.es)

Doutor em Jornalismo (com Menção Europeia) pela Universidad Complutense de Madrid e doutor em História (com Prémio Extraordinário) pela Universidad Nacional de Educación a Distancia. É professor titular de História da Propaganda na Universidade de Vigo (Espanha) e foi professor convidado em diversos períodos nas universidades de Brown, Harvard, University of California Berkeley, UMass Dartmouth, Roma-La Sapienza, Burdeaux Montaigne, Autónoma de Barcelona e PUC-Porto Alegre, entre outras. Com um énfase especial no mundo lusófono, entre as suas linhas de pesquisa atuais destacam o estudo do discurso da propaganda no fascismo ibérico, a história da imprensa inmigrante portuguesa nos Estados Unidos e os mídia lusos na Guerra Civil de Espanha. Entre as suas últimas edições, estão A Guerra da Propaganda. Portugal, Brasil e a Guerra Civil de Espanha (org., ediPUCRS, 2014), Emigración e Exilio nos Estados Unidos. Experiencias de Galicia e Azores (com Mario Mesquista e Paula Vicente, Consello da Cultura Galega, 2015), A Cultura do Poder. A Propaganda nos Estados Autoritários (com Heloisa Paulo, Coimbra University Press, 2016), Salazar y Franco. La alianza del fascismo ibérico contra la España republicana: diplomacia, prensa y propaganda (Trea, 2017), Salazar y el fascismo español. Propaganda franquista y salazarista en la colonia española en Portugal (1933-1939) (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017)  e News on the American Dream. A History of the Portuguese Press in the United States of America (University of Massachusetts Press, no prelo).

ANABELA SOUSA LOPES
(alopes@escs.ipl.pt)

Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social (IPL/ESCS). Investigadora integrada do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova. Área de formação: Ciências da Comunicação (Doutoramento, Mestrado e Licenciatura).

ANA CABRERA
(anacabrera@fcsh.unl.pt)

Doutorada em História Institucional e Política Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora desde 2009 na Universidade Nova de Lisboa em Portugal onde desenvolve os seus projetos de investigação. Área especialidade em Comunicação Política com três núcleos de interesse: história dos media;  censura y liberdade; género política e comunicação.

ANA ISABEL REIS
(aisabelreis@gmail.com)

Professora Auxiliar Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de Ciências da Comunicação e Informação.
Iniciou o seu percurso profissional como jornalista de rádio. Na tese de doutoramento abordou o áudio nas notícias nos sites de rádio, área em que tem desenvolvido vários estudos.
Interesses de Investigação: Rádio, história da rádio, rádio e internet, jornalismo radiofónico, áudio na Internet; ensino do jornalismo – experiências laboratoriais.

ANA TERESA PEIXINHO
(apeixinho71@gmail.com)
(N. 1971, Coimbra) é Professora Auxiliar com nomeação por tempo indeterminado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Licenciou-se, em 1993, em Línguas e Literaturas Modernas e, em 1996, concluiu o Mestrado em Literatura Portuguesa, na Universidade de Coimbra. Em 2008, doutorou-se em Ciências da Comunicação na mesma Universidade, onde leciona aos três ciclos de estudos de Jornalismo e Comunicação (Discurso e Comunicação, Técnicas de Redação, Língua Portuguesa, Estudos Narrativos Mediáticos). É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), onde integra o grupo de investigação Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, desenvolvendo estudos sobre narrativa mediática. Neste âmbito, foi coorganizadora e coeditora de duas obras recentes: em 2017, Narrativa e Media: géneros, figuras e contextos, Coimbra: IUC; em 2018 Narrativas Mediáticas e Comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional. Coimbra: IUC. É também investigadora colaboradora do Centro de Literatura Portuguesa, onde integra a equipa de Edição Crítica da Obra de Eça de Queirós e o projeto “Figuras da Ficção”. Editou já, com chancela da INCM, duas obras de Eça de Queirós: Textos de Imprensa I – Da Gazeta de Portugal, em 2004; Cartas Públicas, em 2009; no prelo encontra-se a edição de Textos de Imprensa II – Do Distrito de Évora. No âmbito do projeto “Figuras da Ficção”, colaborou no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa e tem participado nos colóquios e seminários do projeto com comunicações sobre personagem. Tem exercido diversos cargos de gestão universitária na FLUC: diretora do 1.º ciclo de Jornalismo; Diretora do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação; Membro do Conselho Científico; subdiretora (desde 2013). Foi também membro do Conselho Geral da UC (2012 a 2016).

CARLA RODRIGUES CARDOSO
(carla.cardoso@ulusofona.pt)

Doutorada em Ciências da Comunicação – Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo –, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora da Universidade Lusófona desde 1997, é a diretora do Curso de Comunicação e Jornalismo, que integra o Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI). Na Lusófona, edita o Medialogias, o jornal do DCC, e é a responsável pelo ciclo anual de conferências Comunicação e Jornalismo (10ª edição em 2018).
Analisa o tema newsmagazine desde 2000, setor da imprensa sobre o qual escreveu mais de uma dezena de artigos científicos. Em janeiro de 2018 realizou um Erasmus+ Staff Mobility for Training no London College of Communication (University of Arts London), tendo agendado para janeiro de 2019 um outro, desta vez na School of Journalism, Media and Culture (Cardiff University), com o objetivo de implementar os Estudos de Revista em Portugal. Em julho de 2018 foi a única investigadora portuguesa selecionada para a conferência internacional “Mapping the Magazine”, acolhida pelo Columbia College Chicago, nos Estados Unidos. Dessa participação resultou o convite para organizar na Universidade Lusófona a 6ª edição desta conferência, em 2020, que se encontra a ser preparada. É investigadora do CICANT, membro da ECREA e da SOPCOM.

CARLOS CAMPONEZ
(carlos.camponez@fl.uc.pt)

Professor Auxiliar de Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (DHEEAA/FLUC) e Coordenador do Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público (GiCJEP) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC). A sua investigação privilegia as questões da ética e deontologia do jornalismo e da comunicação. Professor de jornalismo, é membro dos orgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, em Portugal. Na sua carreira profissional no jornalismo, trabalhou em órgãos de comunicação social como África ConfidencialDiário de LisboaA Capital, Jornal de Leiria, Região de Leiria e foi colaborador do jornal Público, Diário de Notícias e Rádio Renascença, entre outros.

JACINTO GODINHO
(jacintog@hotmail.com)

Doutorado em Ciências da Comunicação pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do ICNOVA e professor auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da UNL onde lecciona desde 1993 as cadeiras de Discurso dos Media, Géneros Televisivos (1ª ciclo) e Teoria da Reportagem (2º ciclo). Publicou os livros As Origens da Reportagem – Imprensa(2009) e As Origens da Reportagem – Televisão (2011), ambos editados pela Livros Horizonte, de Lisboa. É Também jornalista dos quadros da RTP (Rádio e Televisão de Portugal) desde 1988. Como repórter especial fez vários trabalhos de investigação premiados, como Tráfico de hormonas para a carne de vaca (1993) e Caça aos golfinhos nos Açores (1994). Produziu e realizou e várias séries documentais, como é o caso de Memórias do Cinema Português – 100 anos de história (2001); Ei-los que Partem – Uma história da Emigração Portuguesa (2006) ; A PIDE Antes da PIDE (2016) e Quando a Tropa mandou na RTP (2017). Foi por duas vezes galardoado com o mais importante e prestigiado prémio de jornalismo em Portugal, o Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas.

EURICO JOSÉ GOMES DIAS
(eurico_dias@sapo.pt); (egdias@psp.pt)

[Torres Novas, 1976]: Bacharel e Licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Línguas e Administração [Santarém]. Pós-Graduado em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-Graduado e Mestre em História Medieval e do Renascimento pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu o Doutoramento, o Pós-Doutoramento e as Provas de Agregação em História. Foi Bolseiro de Doutoramento e Pós-Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Presentemente, é Professor Auxiliar com Agregação no ISCPSI – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna [Lisboa], sendo Investigador integrado do ICPOL – Centro de Investigação do mesmo Instituto. Académico Correspondente na APH – Academia Portuguesa da História e Académico Correspondente no IHGM – Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Investigador colaborador no CEPESE [Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade – Porto], no CHSC [Centro de História da Sociedade e Cultura/FLUC], no CIJVS [Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, Santarém], no CIDIUM-IUM [Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar], no IEM [Instituto de Estudos Medievais/FCSH-UNL], assim como noutros organismos científicos e culturais.
Auditor do Curso de Política Externa Nacional 2005/2006 [Instituto Diplomático/Ministério dos Negócios Estrangeiros] e Auditor do Curso de Defesa Nacional 2009/2010 [Instituto da Defesa Nacional/Ministério da Defesa]. Autor e coordenador de várias obras, duas das quais galardoadas com «Menções Honrosas» no Prémio Grémio Literário 2010 e 2012, entre numerosos artigos científicos e literários.

HELENA LIMA
(hllima@letras.up.pt)

É Professora Auxiliar do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a tese “Os Diários Portuenses e os Desafios da Actualidade na Imprensa: Tradição e rupturas”, onde estudou os processos de consolidação dos três jornais da cidade do Porto, bem com a sua inserção no panorama mediático mais recente. O grau de mestre foi também obtido na FLUP, com um estudo sobre A Previdente, uma revista especializada do século XIX. Os seus interesses de pesquisa são a história do jornalismo e as temáticas relacionadas com os conteúdos das notícias.
Outra das áreas de investigação incide sobre o jornalismo digital, a reconfiguração das práticas profissionais e os fenómenos de participação nos sítios noticiosos.
O último projecto de investigação que está neste momento a ser desenvolvido insere-se no campo da comunicação e literacia em saúde e centra-se no LACLIS O, Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde. Trata-se de um laboratório colaborativo, inserido no Media Innovation Labs da Universidade do Porto e define-se como uma organização dinâmica e multidisciplinar para o desenvolvimento e implementação de iniciativas sustentáveis de educação e promoção da saúde como ações de formação e estudos que desempenham um papel central na produção e/ou divulgação de informação sobre a saúde. É também responsável pela orientação de várias teses de mestrado e de uma tese de doutoramento sobre jornalismo digital em plataformas móveis.

MARIA INÁCIA REZOLA
(irezola@escs.ipl.pt)

Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (especialidade História Institucional e Política Contemporânea). É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/UNL) onde coordena o grupo de investigação «História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória» (HPC).
Da sua produção bibliográfica destacam-se os livros 25 de Abril – Mitos de uma Revolução (Esfera dos Livros, 2007); Melo Antunes, uma biografia política (Âncora, 2012); A Revolução nos Média (com Pedro Marques Gomes. Tinta da China, 2014); Dicionário de História de Portugal – o 25 de Abril. 8 Vols. (com A. Reis e P. B. Santos. Figueirinhas, 2016-2018).

MARIA JOSÉ MATA
(mmata@escs.ipl.pt)

Professora e Coordenadora do Curso de Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS – iPL). Investigadora integrada do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova. Doutorada em Ciências da Comunicação, variante de Estudos dos Media e do Jornalismo pela FCSH-UNL, investiga e leciona nas áreas das teorias, das práticas e da deontologia do jornalismo, com particular interesse pelas questões relacionadas com as práticas e as representações jornalísticas visuais.

NELSON RIIBEIRO
(nelson.ribeiro@ucp.pt)

Nelson Ribeiro é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação. Atualmente é Investigador Principal do projeto “Broadcasting in the Portuguese Empire: Nationalism, Colonialism, Identity”, financiado pela FCT e pelo FEDER, sendo também coordenador da equipa portuguesa do projeto “COMPACT – Social Media and Convergence”, financiado pelo Horizon 2020. É membro da rede “Connecting the Wireless World”, apoiada pelo Leverhulme Trust, e do consórcio “Entangled Media Histories”. Desde 2016 é Chair da secção de History da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), tendo presidido à secção de Communication History da European Communication Research and Education Association (ECREA), entre 2016 e 2018. As suas publicações mais recentes são: “Colonization through Broadcasting. Rádio Clube de Moçambique and the Promotion of Portuguese Colonial Policy, 1932-1964”, in José Luís Garcia, Filipa Subtil e Chandrika Kaul (eds). Media & Portuguese Empire. NY: Palgrave Macmillan; e“Reporting an Alternative Reality: The ‘Patriotic Role’ of the Portuguese Press during World War II”, Media History, 28 (3-4): 360-375.

NUNO BESSA MOREIRA
(knunoclio@gmail.com)

Nuno Bessa Moreira nasceu no Porto em 1976. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1999. Concluiu o mestrado em História Moderna, com uma tese sobre o Cardeal D. Henrique (1539-1578), em 2004. Em Fevereiro de 2013 prestou provas públicas de Doutoramento em História, sob a orientação do Professor Doutor Armando Luís de Carvalho Homem, incidente sobre a Revista de História (1912/1928), periódico dirigido por Fidelino de Figueiredo. Concluiu, em 2016, o Curso de Defesa Nacional, tendo defendido o trabalho de investigação final em provas públicas.

PAULO FAUSTINO
(faustino.paulo@gmail.com)

Professor of Creative Industries, Media Policies, Economics, Management & Entrepreneurship - Porto University/Arts & Humanities Faculty. Board Member of Centre for Research in Communication, Information and Digital Culture/CIC.Digital - Porto University/Nova University of Lisbon: http://web4.letras.up.pt/cic.digital.porto/
Co-director, with Terry Flew, of the JOURNAL OF CREATIVE INDUSTRIES & CULTURAL STUDIES – JOCIS: https://www.mediaxxi.com/journal-of-creative-industries-and-cultural-studies-2/

Licenciado e Mestre em Ciências da Comunicação.
Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa.
ROGÉRIO SANTOS
(rogerio.santos@netcabo.pt)

Tem doutoramento e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e licenciatura em História pela Universidade do Porto. Professor Associado (aposentado) na Universidade Católica Portuguesa, onde foi coordenador da área científica de Ciências da Comunicação (2006-2013), coordenador de mestrado e co-coordenador de doutoramento (2006-2011) e director do CESOP (Centro de Estudos de Sondagens de Opinião) (2010-2012). Lecionou nomeadamente Teorias da Comunicação, História dos Media e Sociologia do Jornalismo. Foi ainda coordenador e assessor de comunicação nas empresas Telefones de Lisboa e Porto e Portugal Telecom (1983-2001). Foi um dos fundadores do Centro de Investigação Media e Jornalismo, CIMJ (1997), e é atual investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, CECC. Publicou 17 livros e 18 capítulos de livros. Dos  livros mais recentes, editou A Emissora Nacional e as Mudanças Políticas, 1968-1975 (MinervaCoimbra, 2017), Estudos de Rádio em Portugal (Universidade Católica Editora, 2017), Sempre no Ar Sempre Consigo, 1941-1968 (Colibri, 2014), Indústrias Culturais – Imagens, Valores e Consumos (Edições 70, 2007) e Vozes da Rádio, 1924-1939 (Caminho, 2005). Tem no prelo a edição de Sintonia da Rádio em Lisboa (1924-1975). Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e História. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Rádio, Espaço Público, Media, Comunicação, História e Telecomunicações.

SUZANA CAVACO
(scavaco@fep.up.pt)

Suzana Cavaco é professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É doutorada em História; mestre em Relações Históricas entre Portugal, Brasil, África e Oriente; e licenciada em Comunicação Social. É membro integrado do CITCEM. As suas áreas de interesse são: História dos media e do jornalismo; Media accountability; e Deontologia dos jornalistas e assessores de comunicação. O seu livro Mercado media em Portugal no período Marcelista: os media no cruzamento de interesses políticos e negócios privados foi distinguido com o Prémio Calouste Gulbenkian, no âmbito da História Moderna e Contemporânea de Portugal, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2012.

CELIANA AZEVEDO
(celianaazevedo@hotmail.com)

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação - Estudo dos Media e do Jornalismo - pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal do Tocantins com equivalência pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É investigadora integrada do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa - ICNOVA - e membro da European Communication Research and Education Association - ECREA. Tem desenvolvido a sua pesquisa em Portugal e no Brasil e suas áreas de interesse são principalmente a história do jornalismo, jornalismo cultural, tecnologias de informação e comunicação, audiência, gerações e gerontologia. Atualmente, trabalha como investigadora no Projeto “Para uma história do jornalismo em Portugal”.

CLARA MICHELE BRÜHEIM 
(michele.bruheim@gmail.com)

Mestre em Comunicação Social, pelo ISCSP-Universidade de Lisboa, com uma tese sobre as Agendas Política, Mediática e Pública das Políticas de Saúde em Portugal, em tempos de austeridade. Trabalhou como redatora de publicações como a Revista da Vista Alegre e a Máxima, passando a sua experiência profissional por áreas como a Formação Profissional, a Assessoria de Imprensa e os Estudos de Mercado.

Neste projeto, interessa-se pelo estudo da Identidade Profissional dos Jornalistas, em Portugal, em particular entre os finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, altura em que  começaram a surgir as Associações de profissionais da área.