Novo e-book: Imprensa e mudança: Portugal e Brasil no primeiro quartel de Oitocentos, coordenado por Jorge Pedro de Sousa (Coleção ICNOVA, 2020)

Está disponível em acesso aberto o e-book Imprensa e mudança: Portugal e Brasil no primeiro quartel de Oitocentos, coordenado por Jorge Pedro de Sousa, investigador integrado do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA e docente da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

De acordo com o autor, “Para Portugal e para o Brasil, o primeiro quartel do século XIX foi um período de mudança. Diretamente influenciada pelas revoluções Americana e Francesa e pelas guerras napoleónicas, essa mudança teve dois momentos particularmente relevantes: a Revolução Liberal portuguesa de 24 de agosto de 1820, que contagiou o Brasil; e a independência deste país, proclamada a 7 de setembro de 1822. Neste livro, por meio de estudos da autoria de pesquisadores portugueses e brasileiros, reflete-se sobre o papel da imprensa nas sociedades portuguesa e brasileira do primeiro quartel do século XIX, atentando, sobretudo, na capacidade denotada por jornais e revistas de serem, simultaneamente, testemunhas e agentes de mudança”.

2021-06-02T15:56:16+00:00