Novo ebook de Jorge Pedro Sousa: Notícias em Portugal

O ebook Notícias em Portugal – Estudos sobre a imprensa informativa (séculos xvi‑xx), coordenado por Jorge Pedro Sousa está disponível em acesso gratuito.

Segundo o autor “Este livro vale a pena e tem sentido. Nas humanidades e ciências sociais, e na ciência em geral, as obras coletivas temáticas e os livros monográficos são relevantes e encontram‑se, normalmente, entre as obras mais consultadas, referidas e citadas, mesmo quando são, aberrantemente, desconsideradas na comparação com artigos publicados em revistas indexadas em certas bases de dados, modismo que resulta da confusão entre produção de conhecimento científico e competição por métricas de produtividade. Estamos em crer, contra a opinião dos defensores da avaliação da qualidade científica por simples métricas, acopladas, ou não, aos ditames da indexação e do impacto, que a relevância e o impacto científico e social de cada obra são independentes da forma que esta assume (artigo, capítulo ou livro monográfico).A obra é constituída por um conjunto de textos apresentados no congresso, que decorreu em maio de 2017. Conta ainda com um capítulo de tributo ao Professor José Manuel Paquete de Oliveira.

O espírito que alimentou a ideia que presidiu à organização deste livro foi, pois, muito simples: produzir uma obra coletiva temática, escrita em língua portuguesa, que narrasse uma história do jornalismo português, por meio de estudos de caso, dispostos cronologicamente. Obra necessariamente plural, cada autor construiu, livremente, quer o seu objeto, quer o seu referencial teórico e conceptual, quer, ainda, a sua metodologia de análise, procurando produzir conhecimento novo e original sobre a história do jornalismo português e sobre os seus intérpretes – os jornalistas. Os referenciais teóricos que moldaram os contextos de interpretação dos resultados são varia‑ dos, até porque nos preocupámos, desde o início, por evitar que o livro padecesse da doença infantil da autorreferenciação, evidenciada, principalmente, pela ciência anglo‑saxónica, até porque acreditamos que uma ciência autorreferencial é, por definição, uma ciência encapsulada.”

Ebook disponível aqui.

2021-06-02T15:49:33+00:00